Encurtadores de link: a chave para URLs mais simples



Embora o Instagram já tenha ampliado suas opções de links clicáveis, quem usa a rede social para atrair seus usuários pra o seu site, blog ou e-commerce sabe bem a falta que faz ter um exclusivo link clicável no Feed pra facilitar esse acesso e incentivar o aumento do tráfego.

Porém, há um jeito de contornar esse problema e tornar os seus links mais acessíveis e atrativos pros seus fiéis seguidores, mesmo que eles não estejam clicáveis na legenda. Sabe como? Usando aplicativos pra encurtar os seus links!

O que significa um URL curto?

Um único link, ou URL, é a ligação que abriga o seu site ou te leva para qualquer página da internet. Infelizmente, nem em todos os casos que criamos um endereço ele se apresenta de forma acessível ou memorável e, por isso, os encurtadores são uma solução excelente para se recorrer nesses casos.

Os encurtadores de links são sites ou recursos que você pode usar pra reduzir qualquer URL sem modificar o destino daquele link, apenas fazendo com que fique mais fácil de usar e legível pros usuários.

Por que é vantajoso encurtar links

Pra te explicar por que é importante que você encurtar links, comecemos com um exemplo prático!

Se a Postgrain compartilhasse na legenda do Instagram os links abaixo:

Qual deles teria mais chances de você abrir inserindo manualmente no navegador?

Só com esse caso já podemos tirar diversas justificativas que indicam os benefícios de encurtar links é uma ótima alternativa:

Fica mais fácil de o usuário decorar pra inserir manualmente
Se fica bem mais fácil de lembrar
O link é mais fácil de entender
Passa uma sensação de confiança maior do que um URL extenso cheio de símbolos e palavras não identificadas

{Além desses fatores que identificamos de imediato, outra razão consiste em a seguinte razão benefício em usar ferramentas encurtadoras de links é que, a depender da ferramenta escolhida, você pode ter acesso a informações mais completas sobre os seus links e sobre quem acessou. Isso vai te permitir acompanhar o número geral de cliques, o envolvimento que uma postagem gerou, de onde são os usuários que chegaram à sua ligação, etc.

Por outro lado, é possível personalizar o texto de de acordo com suas necessidades e opções. Você tem a opção de escolher entre várias alternativas e ajustes, o que torna o processo ainda mais adaptável. seu conteúdo para atender às suas próprias requisitos particulares. Adicionalmente, você pode fazer ajustes conforme preferir. Além disso, é possível adaptar o conteúdo de acordo com tuas escolhas pessoais. endereço pra deixar mais a sua cara ou até incluir uma call to action. Por exemplo, se o seu URL leva direto pra uma conversa no WhatsApp com a sua marca, por que não encurtar e transformar a ligação em uma expressão como "/FaleConosco"?

5 sites com versões gratuitas pra encurtar links

bit.ly

como encurtar URL para o Instagram

O bit.ly é talvez o encurtador mais popular dessa lista, e também o que usamos aqui no Postgrain.

Apesar de ter um plano com custos, a edição gratuita do serviço é bem ampla e oferece opções suficientes para os utilizadores. Entre os recursos disponibilizados na modalidade grátis estão:

Encurtamento de até 10 mil ligações sem personalização
Criação de até 500 links personalizados
Rastreamento de links
Insights e dados demográficos sobre os acessos do URL
Por questões de abreviação, você não precisa produzir uma conta no bit.ly, já que a plataforma deixa a opção disponível logo na homepage do sítio. Mas, pra ter acesso aos demais benefícios, é necessário criar um registo (mesmo que gratuito).

tiny.url

A TinyURL também é uma opção famosa de redução de URL, mas oferece menos opções do que o bit.ly. Na versão free você pode:

Encurtar URLs
Personalizar seus URLs
Monitorar as 5 ligações mais recentes que você criou

A ferramenta é ideal caso tu queira algo mais reto ao ponto, já que a mesma não disponibiliza tantos dados detalhados ou acompanhamento mais detalhado dos clicks na modalidade free.

encurtador

Essa é outra ferramenta simplificado para quem procura apenas o básico para encurtar seus URLs. A encurtar link vantagem é que o site está todo disponível em língua portuguesa, O que simplifica a exploração para quem não tem domínio do inglês. Eles igualmente asseguram a proteção e confiança para os suas URLs.

Na edição gratuita, estão acessíveis:

Encurtamento de URLs
Monitoramento dos visitas
URLs ilimitados

Infelizmente, o site não conta com a personalização das ligações.

rebrandly

A Rebrandly também oferece com uma versão livre e tem como característica única o enfoque em customização das ligações, pra que cada indivíduo dê sua própria marca ao link.

Nela, além de ajustar o que aparece após da “travessão”, como no bitly, você também pode gerar até 5 domínios da web customizados. Ou seja: dá pra modificar o que surge antes da “barra” também e ter um link curto e totalmente personalizado.

Na versão grátis você pode:

Encurtar links ilimitados
Rastrear até 5 mil clicks por mês
Criar até 500 ligações personalizadas
E criar tree para instagram criar até 5 domínios personalizados pra sua marca
cutt.ly

O Cutt.ly não é muito diferente dos outros sítios que recomendamos nessa relação, mas seu característica única é disponibilizar também a opção de gerar QR Codes com seus links encurtados na plataforma.

Na versão livre é viável:

Gerar até 3 dominio personalizado domínios de marca
Encurtar links ilimitados
Monitorar as métricas dos seus links nos últimos 30 dias
Acompanhar as estatísticas de seus links nos últimos 30 dias
Verificar o resultado de seus links nos últimos 30 dias

Igualmente não obrigatório criar uma conta pra começar a usar, pois a ferramenta fica disponível na home page.

Onde você pode usar um URL encurtado
A sugestão principal que fornecemos é usar o link mais curto pra mencioná-lo nas legendas de fotos dos seus artigos do Instagram, já que essas descrições não são passíveis de cliques. Além disso, existem vários outros lugares em que pode ser vantajoso usar um URL encurtado. Tais como:

No texto de uma imagem ou vídeo
Na biografia do seu perfil de usuário para não precisar deixar lá uma URL muito longa
Em locais com letras restritos, como no caso de posts no Twitter
Em promoções
Em lugares físicos como cartões, outdoors, panfletos, uma etiqueta, etc.
Quer uma dica adicional? Ligações encurtados são uma excelente opção pro “boca a boca”!

Se você está conversando com uma indivíduo casualmente e surgiu a oportunidade de indicar o seu serviço, artigo ou exibir algum produto particular do seu sítio de vendas, facilita muito possuir uma URL descomplicada de passar pras indivíduos para que elas memorizem e visitem depois ????

Precauções que devem ser tomadas por você

Por via regra, não. Se tu utilizar um método particular para abordar essa questão, geralmente obterá melhores resultados. No entanto, pode haver casos excepcionais em que uma abordagem diferente funcione tão eficaz como a primeira. A chave é testar diversos sistemas e observar os desempenho para decidir qual é o mais indicado para sua circunstância específica. site de segurança para encurtar seus links e se o endereço da ligação levar para uma página fiável e protegida para os leitores, não tem para que se preocupar.

Mas é importante o alerta para ter precaução com os links que você personaliza! Fique atento se a ferramenta que você usou é de credibilidade e evite usar palavras nocivas ou que possam ser compreendidas de modo inadequado.

Além disso, é super importante que você nunca "enganem" aqueles que visitam o seu site, dando a entender que o hiperlink irá levar para uma coisa e posteriormente terminando em uma página que não esteja relacionada com o que você prometeu.

Curte das dicas?

Diz pra gente aqui nos comentários que serviço de encurtamento de URL você utiliza!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *